1-MINUTO

+ 3 MINUTO

terceiro minuto

+ OUTRO MINUTO
Give us a brief description of the service that you are promoting. Try keep it short so that it is easy for people to scan your page.

26 de janeiro de 2013

Ioga tem efeitos positivos na maioria das doenças psiquiátricas

• Revisão de mais de cem estudos aponta que depressão, esquizofrenia e distúrbios do sono melhoram com a prática oriental

ioga

Ioga na cabeça: distúrbios mentais melhoram com a prática Paula Giolito

RIO – A prática da ioga tem efeito positivo em depressão e distúrbios do sono mesmo sem medicamentos, e melhora os sintomas associados à esquizofrenia, déficit de atenção em pacientes em tratamento, de acordo com uma revisão de mais de cem estudos sobre o tema publicado na revista “Frontiers in Psychiatry” nesta sexta-feira.

O professor de psiquiatria e medicina do Centro Médico da Universidade de Duke, P. Murali Doraiswamy, autor do estudo, explicou que as evidências científicas sobre a prática milenar é altamente promissora no que se refere às doenças psiquiátricas e mostrou que a ioga não só ajuda a melhorar os sintomas, mas também tem papel importante na prevenção de doenças relacionadas ao estresse.

A revisão encontrou evidências de biomarcadores que mostraram as influências da ioga em neurotransmissores, inflamações, estresse oxidativo, fatores de crescimento e gordura.

— Houve melhora nos tratamentos com ou sem drogas. Se os benefícios da ioga fossem encontrados em um único medicamento, este seria o mais vendido no mundo — disse Doraiswamy.

O Globo

Publicado: 25/01/13 – 7h00