Close

1-MINUTO

+ 3 MINUTO

terceiro minuto

+ OUTRO MINUTO
Give us a brief description of the service that you are promoting. Try keep it short so that it is easy for people to scan your page.

6 de março de 2012

Dormir

Pesquisa sugere que é a melhor maneira de aprender algo novo é se desligar toda noite por uma quantidade adequada de horas.Dormir é uma das atividades mais complexas que o ser humano faz e ainda pouco esclarecida pela ciência. 
De acordo com pesquisa, quando estamos no estado de sono mais profundo, nosso cérebro

se ocupa na consolidação das memórias.   

                    Uma parte da mente é plenamente capaz de ouvir e até responder aos comandos sonoros ou cinestésicos.

                    Experimentos realizados comprovam que o sono tem a característica de corrigir e fazer fixar informações no campo hipocampo.

Por outro lado, a privação de sono pode levar problemas a curto e longo prazos, tais como a diminuição da visão, perda de reflexo, alucinações, paranóia, mudança de humor, irritabilidade aflorada, dificuldade de se comunicar e compreender, lentidão de raciocínio, dificuldade de assimilar, perda de vigor físico, envelhecimento precoce, inibição dos hormônios responsáveis pelo crescimento, diminuição do tônus muscular, maior tendência ao desenvolvimento da obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e outros efeitos que comprometem o sistema imunológico e a pressão arterial.
Trata-se de um alimento imprescindível para o ser humano. Enquanto dormimos, nossos músculos e células descansam, permitindo que o cérebro sedimente memórias e recondicione as funções físicas e cognitivas estressadas durante o estado de vigília.

Para se obter esses benefícios é preciso percorrer todas as fases que compõem
um sono saudável.

A primeira é a de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações;

a próxima dura em média 10 minutos, onde a atividade cardíaca é reduzida, os músculos se relaxam e a temperatura do corpo cai;

na terceira fase os fenômenos são parecidos com o da fase seguinte, diferenciando-se por estar menos intensa na profundidade; na fase seguinte, a qual é denominada sono com movimentos rápidos dos olhos (sono REM); a duração é de aproximadamente de 40 minutos.

Essa fase é caracterizada pela intensa atividade cerebral, muito semelhante ao estado de vigília. É no sono REM que ocorrem os sonhos.

Embora nesse momento não ocorra um descanso profundo, é importante na recuperação psíquica e emocional.

A maioria dos adultos obtém uma boa qualidade dos efeitos do sono quando permanece por sete a oito horas descansando.
Contudo não é difícilencontrar pessoasque dormem de 4 ou 5 horas por noite, obtendo os melhores benefícios de uma noite de sono profundo.
Cada pessoa deve buscar se conhecero seu ciclo para se permitir uma recuperação pelna e ampla da saúde.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *